quarta-feira, 16 de maio de 2007

Vem aí a Oficina de Teatro! Preparem-se.

Clipping: Membros do Parlamento Jovem participam de Oficina de Teatro.

Os estudantes das escolas do ensino médio de Belo Horizonte e alunos do curso de Ciências Sociais da PUC Minas, inscritos no Parlamento Jovem 2007, participam, na sexta-feira, dia 25 de maio, de 13h30 às 17 horas, no campus Coração Eucarístico, da Oficina de Teatro, que integra o programa de capacitação dos 130 jovens envolvidos no projeto.

As atividades serão coordenadas pelo professor Ludovikus Moreira, da Escola do Legislativo, que tem uma vasta experiência como autor de obras teatrais e como ator e diretor de peças montadas em Minas Gerais. Ludovikus Moreira explicou que adotará as técnicas do Teatro Legislativo, desenvolvidas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, a partir de reflexões sobre o seu Teatro do Oprimido.

"Boal fez essa transposição, das técnicas do Teatro do Oprimido para o Teatro Legislativo, quando foi vereador pelo PT, no Rio de Janeiro, no período de 1993 a 1996. Ele usava os recursos do teatro para dialogar com as comunidades mais pobres do Rio e ajudá-las a melhor expressar suas demandas junto ao poder público" - relatou o professor.

Nesses encontros, Boal conseguia fazer com que as comunidades refletissem sobre suas necessidades e discutissem formas para encaminhá-las junto àqueles setores responsáveis. Ali também, Boal identificava as demandas relacionadas ao Poder Legislativo, que encaminhava na Câmara Municipal na forma de projetos de lei.

Segundo Ludovikus Moreira, quando foi convidado para montar a oficina de teatro do Parlamento Jovem, não teve dúvidas de escolher as técnicas do Teatro Legislativo, que são utilizadas em vários outros países, como França e Chile. "Essa é a única técnica teatral que temos no mundo, que dá oportunidade àquelas pessoas que não são atores profissionais a se sentirem como tal e aptos a expressar suas idéias através do diálogo/conflito teatral" - explicou Ludovikus.

As atividades da Oficina de Teatro serão desenvolvidas em duas etapas. A primeira será destinada aos exercícios de corpo e voz, para ajudar os jovens a perder a inibição de se expressar em público. Na segunda parte, eles deverão improvisar esquetes sobre os três sub-temas do Parlamento Jovem de 2007: uma escola que faça sentido; uma escola inclusiva; uma escola de qualidade. O professor Ludovikus acredita que com essas atividades, a oficina terá cumprido o seu objetivo que é o de capacitar os jovens para se expressarem e argumentarem sobre suas idéias em público, com desenvoltura e sem inibição.

Para conhecer mais do Augusto Boal, leiam a entrevista à Revista Teoria & Debate da Fundação Perseu Abramo. O endereço é o seguinte:
http://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/article.php?storyid=1886

Nenhum comentário: