segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DEBATER, VOTAR, APROVAR, PRIORIZAR!!!!

O que mais se ouviu na tarde do dia 13, no Plenário:

Pedidos de destaque!
Em votação!
Aprovada!
Suprimida!
Rejeitada!


Foi esse o caminho que o Documento Final do Parlamento Jovem precisou percorrer na Sessão do dia 13.
Das 21 propostas priorizadas no dia anterior, nas Reuniões dos Grupos de Trabalho, 15 passaram a compor o documento que foi entregue à Comissão de Participação Popular.


Com modificações, foi aprovada a criação de táxi-lotação para a região metropolitana, foi suprimida a proposta de aumento de vias próprias para a circulação de ônibus e táxis e foi aprovada, com a redação dada nos Grupos de Trabalho, a proposta de implantação de programa de fornecimento de cartão diário para o transporte de estudantes em ônibus.

Essas conclusões são possíveis porque houve, anteriormente, um período de formação política e teórica dos 105 participantes que finalizaram todas as etapas do Parlamento Jovem 2009.

Parabéns ao Leandro pela condução dos trabalhos e às relatoras e coordenadoras de subgrupos. E parabéns a todos os demais pela maneira respeitosa com que ouviram opiniões divergentes, pelos debates e pela maturidade demonstrada tanto nos Grupos de Trabalho, quanto na Sessão.

Assim que tiver a redação do Documento Final, postarei aqui, ok?

No mais, vejam as fotos!
Abraços
Eugênia

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ÚLTIMA SEMANA!

Pessoal,

esta semana é definitiva.
Na quinta, dia 12, à tarde, vocês estarão nas Reuniões dos Grupos de Trabalho, na Escola do Legislativo.

Cada grupo discutirá apenas as propostas formuladas nas escolas, relativas a cada subtema.

Ou seja, as 20 propostas sobre Integração do Transporte Coletivo na Região Metropolitana, as 24 do Qualidade do Transporte: mecanismos de controle e fiscalização, além das 6 do Transporte Estudantil, serão estudadas e votadas em salas separadas.

Vocês terão o trabalho de aglutinar as que são muito parecidas, além de refazer e aperfeiçoar outras. Ainda no dia 12, elegerão, em cada Grupo de Trabalho, um relator para acompanhar toda a discussão do subtema e relatá-la no dia 13, na Sessão do Parlamento Jovem, no Plenário da Assembleia Legislativa.

Propostas votadas, forma-se novo Documento e, agora sim, todos juntos, debaterão e votarão no Plenário todas as sugestões apresentadas.

Fiquem por dentro do que foi proposto pelos colegas e preparem bons argumentos visando ao aperfeiçoamento do documento, que será entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia.

Será ótimo ver sugestões inéditas e bem formuladas tramitando no Poder Legislativo.


Portanto, bola pra rede!
Abraço a todos.
Eugênia

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

BATE-PAPO COM GABRIEL O PENSADOR



Dez estudantes do Parlamento Jovem participaram nesta sexta-feira, dia 23, na TV Assembleia, de programa ao vivo com Gabriel o Pensador.
O bate-papo, que contou com a participação de alunos do Tiradentes, Padre Eustáquio, Paulo Mendes Campos, Leopoldo de Miranda e Izabela Hendrix, girou em torno da participação política do jovem e também do prazer da escrita, uma vez que a Assembleia está promovendo um Concurso de Redação, comemorativo dos 20 Anos da Constituição Mineira.

A partir do tema do concurso,"Meu futuro eu construo hoje", os participantes do PJ opinaram, falaram da experiência no Parlamento Jovem e fizeram perguntas sobre música, influências que o rapper exerce sobre seu público, preconceitos e ficaram sabendo o que pensam outros jovens de Minas, por meio de entrevistas gravadas pela TV Assembleia.

Depois do programa, espaço para fotos, autógrafos e mais troca de ideias. Vocês foram dez!

E não deixem de ver as regras e as premiações do concurso, acessando o Hotsite do Concurso de Redação.

Abraço para todos
Eugênia

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

MÃOS À OBRA, MOÇADA!




Gostaram da Oficina de Teatro?

Acertar o corpo e a fala para expressar-se com clareza e objetividade é mais fácil do que pensavam?









Mesmo que não seja tanto, vocês puderam ver como é possível e foi isso que a Oficina de Teatro pretendeu, além de proporcionar um momento de relaxamento, já que haverá muito trabalho até o dia 23 de outubro, prazo final para encaminhamento das sugestões formuladas nas escolas.

Aí começam nossos trabalhos na Assembleia. Reuniremos todos os trabalhos em um documento único, faremos algumas adequações quanto à linguagem e forma, de acordo com o que a Maria Lina ressaltou e, no dia 04 de novembro, devolveremos esse documento consolidado a todos vocês.




A partir desse momento, todos terão condições de compartilhar das sugestões formuladas em todas as escolas.

Poderão, então, identificar propostas parecidas, contrárias ou que julgarem insatisfatórias e, então, pensar o que pode ser aglutinado, suprimido, sugerido... enfim, as várias possibilidades que serão tratadas nos Grupos de Trabalho e na Sessão Final.

É isso aí. Abraço para todos.
Eugênia

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

OFICINA DE TEATRO SERÁ NO DIA 08



Será na próxima quinta-feira, dia 08 de outubro, a partir de 14 horas, na PUC Minas, a Oficina de Teatro do Parlamento Jovem BH.


Todos os participantes deverão comparecer.


Nesta data, o professor da Escola do Legislativo e diretor de teatro, Ludovikus Moreira, estará acompanhado da atriz Cláudia Bento e juntos desenvolverão técnicas visando ao aprimoramento das linguagens verbal e corporal de todos os membros do PJ BH, além da escuta, necessárias na hora dos debates de ideias.


Utilizamos o tempo todo essas linguagens, muitas vezes insconscientemente, e através delas nos expressamos - bem ou mal. Aprimorarmos é, então, diferencial na hora da participação nos Grupos de Trabalho e na Sessão do Parlamento Jovem, em novembro.

Ao trabalho, então!
Até lá.
Eugênia

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ESCREVER BEM!

A Oficina de Redação foi realizada nesta segunda-feira, dia 14, com a presença total dos 6 redatores de cada escola. Parabéns e obrigada!

A Maria Lina começou a oficina mostrando diferentes formas de redações e pode orientar quanto à maneira mais adequada de escrever propostas objetivas, concisas e claras para o Poder Legislativo.

Na etapa de exercícios, os participantes puderam tirar dúvidas ao "ensaiar" a formulação de sugestões sobre o Transporte Urbano.
Ainda com foco na qualidade das propostas, haverá nesta sexta-feira a Oficina de Fontes de Pesquisa - desta vez só para os monitores da PUC.
Consultores da Assembleia falarão da importância das fontes para obtenção de dados corretos sobre o tema dos trabalhos, legislação relacionada e mostrarão onde obte-las.
Aliás, esse é outro objetivo da Oficina: ajudar os alunos do ensino médio a fazer propostas que não sejam simplesmente a reedição de sugestões e de propostas que já se tornaram normas.
Abraço para todos vocês.
Eugênia

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

OFICINA DE REDAÇÃO VEM AÍ


A Oficina de Redação será na próxima segunda-feira, dia 14.

A profa. Maria Lina, que já participou de outras edições do PJ, vem preparando material para ajudar vocês a desenvolver habilidades para colocar no papel ideias que já começam a pipocar nas escolas.

É importante fazer-se comunicar com clareza e linguagem adequada. A Maria Lina tem passado inúmeras dicas de coisas erradas que fazemos em nosso cotidiano e nem percebemos e fala de outras que fazem a diferença na hora de redigir.
Daí a importância da oficina - redigir propostas que traduzam o que realmente querem.
Abraço e até dia 14.
Eugênia

terça-feira, 1 de setembro de 2009

MESA DE MUITOS DEBATES

O encontro com dois especialistas em Transporte Urbano - Osias Baptista Neto e Zenílton Kleber Gonçalves - rendeu boas discussões.
O tema de maior debate foi, como esperado, o passe para estudantes. No final ficou a pergunta: dá pra implantar o passe estudantil em BH? Quais as possibilidades de discussão no Parlamento Jovem?
Novidades vieram à tona quando o Osias tratou da Mobilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte - como ficam os altos custos do deslocamento e quais suas consequências sociais? Uma questão importantíssima tratada pelo Zenílton: como fiscalizar a qualidade do transporte coletivo! Subtema para ser aprofundado nas reuniões nas escolas.
Lembrem-se: Poder Legislativo não é só legislar, mas é fiscalizar também - pensem nisso quando forem desenvolver as propostas.
E como evoluiu o sistema de transporte em BH?

O Osias encaminhou material que já está postado aqui no Blog - vejam no "para saber mais".

Aproveitem a semana e curtam as fotos do encontro.
Abraço
Eugênia

terça-feira, 25 de agosto de 2009

TARDE CHEIA DE ATIVIDADES


A terça-feira foi cheia para os 140 participantes do Parlamento Jovem BH 2009.

Inicialmente foi o troca-troca de palavras na Oficina de Entrosamento, que deixou todo mundo louco para conseguir encontrar sua dupla.
Depois, ida para o palco, exposição de opiniões e exercício de paciência para esperar a "plateia" dar um tempo... Enfim, uma preparação para as atividades que virão por aí no Parlamento Jovem.

O objetivo é esse mesmo: fazer com que aos poucos vocês entendam o que é o projeto, saiam do plano da disputa e entrem no da cooperação, do respeito ao outro, ao diferente.

É o tempo para aprenderem a expor suas ideias e a identificar a do parceiro - e tudo isso só é possível a partir do conhecimento e do reconhecimento.

Depois da Oficina, uma visita orientada passando em três lugares fundamentais da Assembleia: um gabinete parlamentar, onde puderam conhecer e entender um pouco de seu funcionamento e as funções de um deputado estadual.

Na sequência, contato com processo legislativo, ao visitar a Comissão de Agropecuária e ouvir reflexões sobre qualidade da nutrição - muita gente comentou que até então não sabia que as reuniões de Comissões e Plenário eram públicas!
E puxaram a orelha da Assembleia por não ter feito chegar essa informação até eles.
É isso aí!
Logo depois, puderam assistir, no Plenário, a debate acalorado entre situação e oposição.
Parlamento é isso: é diversidade de opiniões e também procura de entendimentos; é falar e ouvir - como vocês, técnicos da Assembleia e parlamentares fizeram nesta terça.
Na segunda, dia 31, outro momento importante: Mesa de Debates! Preparem-se para perguntar muito sobre os 3 subtemas.

Um abraço e até lá.
Eugênia

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

TRANSPORTE URBANO É O TEMA DO PJ BH 2009!

A abertura do Parlamento Jovem BH 2009 foi marcada pela imensa presença e entusiasmo dos participantes - tinha até cartaz da Paulo Mendes Campos!

O auditório da PUC ficou pequeno - tivemos de acrescentar cadeiras laterais para acomodar os 142 votantes, além de vários convidados de Câmaras Muncipais que vieram para conhecer a dinâmica do PJ.

Discutir Juventude e Sexualidade ficou para outra vez - apenas 13 votos representaram a disposição dos jovens para o tema defendido pela Márcia Stengel.

Memória e Patrimônio, segundo o Fernando Pimenta, que defendeu o tema, perpassa todos os outros. Será?

Mas quem ficou na dianteira mesmo foi Transporte Urbano, defendido pelo Osias Baptista Neto, especialista em engenharia de transporte e trânsito. Foram 81 votos, contra 48 do Patrimônio Público.

Na verdade, todos os temas eram muito bons e renderiam ótimas discussões.

Amanhã, dia 20, a coordenação do PJ sentará com os professores coordenadores de cada escola participante e identificará 3 subtemas, a partir dos quais os estudantes passarão a trabalhar. Para isso, participarão de Mesa de Debates com especialistas, terão acesso a textos informativos, além dos já postados aqui no blog. Aliás, as informações sobre Transporte Urbano vão ficar na coluna ao lado, ok?

Nosso próximo encontro será no dia 25, terça-feira, para uma Oficina de Entrosamento, com o diretor de Teatro, Ludovikus. Logo após, haverá uma Visita Orientada à Assembleia Legislativa.

Parabéns e até lá.
Abraço
Eugênia

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

TUDO PRONTO PARA A ABERTURA DO PJ BH 2009!

Pessoal,

dia 19 está chegando! Será quando grupos das diferentes escolas  convidadas se conhecerão. Na PUC do Coração Eucarístico, a partir de 14 horas, todos estarão reunidos para discutir e eleger o tema dos trabalhos do Parlamento Jovem BH 2009.

Participar de um PJ significa deixar de lado a apatia e a disposição para a crítica, muitas vezes pouco qualificada, e partir para uma etapa de conhecimentos -  de como está organizada nossa sociedade, quais  seus avanços e demandas, como funcionam os poderes constituídos, além do entendimento dos caminhos da participação política e de como sustentar bem um ponto de vista.
Não se trata de uma gincana e nem de uma simulação, quando estudantes participam de um projeto como parlamentares. Vocês virão como membros da sociedade civil, que opinam, trazem seus valores, discutem e votam sugestões para o Poder Legislativo.
Daí ser importante a etapa da abertura. Porque nesse momento vocês já apontam, pelo voto,  o caminho que querem seguir.

Sejam bem-vindos, então!
Aguardamos todos no dia 19.

Abraço
Eugênia

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

PARLAMENTO JOVEM BH FICA ADIADO PARA 19 DE AGOSTO

Pessoal,

com a volta às aulas somente neste dia 10, devido à série de providências a serem tomadas relativas à gripe suína, a coordenação do Parlamento Jovem BH achou melhor adiar a data de abertura para 19 de agosto.

É o tempo para que possamos dialogar com a comunidade escolar, expormos as adequações que fizemos para o encontro e é um tempo também para que vocês possam preparar-se para as discussões e votações do tema dos trabalhos. Transporte Urbano, Juventude e Sexualidade, Memória e Patrimônio levantam bons questionamentos e demandam grandes atitudes - daí a necessidade de amadurecer ideias antes da votação.

Para isso, durante a semana vocês terão acesso a outros materiais informativos, além dos já postados aqui no blog.

Preparem-se para qualificar seus votos. Contamos com todos no dia 19, na PUC, a partir de 14 horas!

Grande abraço
Eugênia

sexta-feira, 10 de julho de 2009

MEMÓRIA E PATRIMÔNIO

Segundo Fernando Fernandes, da Rede GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, PATRIMÔNIO HISTÓRICO é uma espécie de patrimônio cultural, que por sua vez é assim denominado porque recebe algum tipo de intervenção: fisica ou simbólica.


Física porque, por exemplo, a madeira pode ser transformada numa cadeira.
E simbólica porque certos bens possuem um significado histórico, artístico, religioso, arqueológico ou científico, entre outros.


É GRAFITE OU PICHAÇÃO?
Pichar é rabiscar, sujar prédios e monumentos públicos, como na foto acima do Obelisco da Praça Sete, em BH. No Brasil, pichar é considerado crime.

Já o grafite, apesar de normalmente ser tido como arte autorizada, é motivo de polêmica. Uns dizem que gera poluição visual do espaço público; já a Prefeitura de Salvador estimula a arte através do Projeto Grafita Salvador, como na foto ao lado. Deem também uma olhada no link


JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO
Inspirando-se nas jornadas realizadas desde 1984 na França, a Jornada Mineira do Patrimônio pretende estimular a transmissão de valores culturais e valorizar a diversidade do Patrimônio Cultural Mineiro.

Para saber o que está sendo preparado para setembro deste ano, é só ir no link da Jornada.

O Instituto de Educação de Minas Gerais (foto ao lado) e o prédio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais são exemplos de bens culturais tombados.

MUITAS INFORMAÇÕES
O site do IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais está didático, esclarecedor e com inúmeras informações sobre como o governo de Minas trabalha a questão da proteção do patrimônio cultural. Escarafunchem à vontade!

Abraço a todos
Eugênia

sexta-feira, 3 de julho de 2009

O ASSUNTO É JUVENTUDE E SEXUALIDADE

Pessoal,
estou postando hoje notícias sobre a Pesquisa Conhecimentos, Atitudes e Práticas da População Brasileira de 15 a 64 anos de idade. Ela trata do comportamento sexual do brasileiro, relacionado às DSTs e AIDS.  Os dados foram analisados pelo Ministério da Saúde e com certeza poderão subsidiá-los na hora de decidir o melhor tema do PJ 2009.

Além desta pesquisa, há outra realizada pela Fundação Perseu Abramo e Rosa Luxemburg Stiftung.
É a Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil - Intolerância e respeito às diferenças sexuais. Um dos questionamentos levantados pela pesquisa é se os governos deveriam ter ou não a obrigação de combater a discriminação contra homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais. Vejam a resposta acessando o link.
Assim que organizarmos mais dados, e há muitos, listaremos ao lado. Mas antes disso, na semana que vem, falaremos sobre a terceira e última opção de tema para o PJ: Memória e Patrimônio.
Até lá.
Abraços a todos
Eugênia

sexta-feira, 26 de junho de 2009

DICAS PARA O TRANSPORTE URBANO

Olá!

Conforme havia comentado, vamos postar aqui algumas informações sobre as 3 sugestões de temas para o PJ deste ano:

Transporte Urbano
Juventude e Sexualidade
Memória e Patrimônio

Serão textos, vídeos e outras informações que irei coletando. Vou começar com a primeira sugestão - TRANSPORTE URBANO. Há um livro superlegal, editado pela CONRAD, disponível para download.

São textos, tratando sob vários aspectos, a "questão do automóvel como uma imposição social, discutindo seus ´efeitos colaterais´ nefastos como poluição, dependência do petróleo, expropriação do espaço público comum e a exclusão social."

Ou seja, não dá pra perder essa discussão!

Há também um vídeo sobre a Sociedade do Automóvel, disponível no site do Ministério das Cidades/Secretaria Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana. Trata da inclusão social, a democratização do espaço urbano, a priorização do transporte coletivo, a acessibilidade e o desenvolvimento dos meios não-motorizados de transporte. Entrem na página, assistam ao vídeo e naveguem à vontade.

Para a próxima semana, comecei a coletar alguns dados sobre Juventude e Sexualidade. Há muito material bom. Até lá.
Abraço
Eugênia

quinta-feira, 18 de junho de 2009

TRÊS PROPOSTAS DE TEMAS IRÃO PARA O DIA DA ABERTURA

Anotem aí:
  • Transporte Urbano

  • Memória e Patrimônio

  • Juventude e Sexualidade

São essas as propostas de temas selecionadas a partir das sugestões encaminhadas pelas escolas participantes.

Para defini-las, a coordenação do Parlamento Jovem, formada pelos professores da PUC Minas e técnicos da Assembleia, levou em conta o caráter de ineditismo, atualidade e pertinência, ficando de fora apenas as sugestões cujos temas já haviam sido objeto de estudo em outras edições do PJ. Vejam a lista desses temas logo aí ao lado.

A partir de agora, colocaremos material didático e/ou informativo para ajudá-los a ficar bem a par dos três assuntos e aprimorar argumentos para discutir, defender e votar suas propostas no dia 12 de agosto.

Abraço

Eugênia

sexta-feira, 5 de junho de 2009

ENQUANTO O NOSSO PARLAMENTO NÃO CHEGA...

Parlamento dos Jovens, em Portugal
Pessoal,

comentei essa notícia com vários colegas de câmaras municipais de Minas, mas precisava passar pra vocês.

O Parlamento Jovem é uma atividade que acontece em vários lugares do Brasil e do mundo e isso pode ser medido através de uma pesquisa feita pelo colega Rildo Cosson, da Câmara dos Deputados. O nome da pesquisa? “Parlamento Jovem: o RPG Educativo da Democracia", chamado assim porque, diferentemente da Assembleia de Minas, a maioria das experiências são realizadas através de simulações, seja na África, Europa, Estados Unidos, Canadá, México e em tantos outros lugares.
Coloquei aqui o link do Parlamento Jovem de Portugal, que foi realizado nos dias 25 e 26 de maio.

No Brasil, há uma lista infindável, como
Parlamento Jovem Brasileiro, da Câmara dos Deputados, (foto abaixo)



além do Parlamento Jovem das ALs da do AP, BA, MG, MS, PB, RN, RO, SP, TO e
Parlamento Jovem Municipal em Timóteo, Uberlândia,Valença,Caxias do Sul e tantos outros no interior do Estado de São Paulo.
Grande abraço.

Eugênia

sexta-feira, 29 de maio de 2009

SUGESTÕES DE TEMAS SÃO ENTREGUES


Na última quinta-feira, foi realizado encontro entre coordenadores e monitores do PJ e diretores das escolas convidadas, para recebimento de sugestões de temas elaboradas pelos alunos que participarão da 6ª edição do PJ BH.

Estiveram presentes representantes do Colégio Padre Eustáquio, E.M. Paulo Mendes Campos, Colégio Santa Dorotéia e E.E. Leopoldo de Miranda.

Assim que chegarem as propostas do Colégio Tiradentes e do Instituto Metodista Izabela Hendrix, os coordenadores do PJ poderão iniciar a identificação das duas sugestões que irão à abertura do PJ, em agosto.

Durante a reunião, foi sugerido que colocássemos endereços eletrônicos das escolas participantes. Então, tudo bem - pedido atendido - deem uma olhada ao lado e naveguem à vontade em blogs e páginas.

Oportunamente, vocês poderão acompanhar mais de perto o encaminhamento das propostas votadas e aprovadas em plenário nas edições anteriores. Aguardem!

Abraço
Eugênia

segunda-feira, 25 de maio de 2009

CHEGAM AS SUGESTÕES DE TEMAS PARA O PJ BH 2009!

Nesta quarta-feira, dia 27, a Assembleia Legislativa e a PUC Minas receberão, por meio das diretoras escolares, as propostas de temas para o PJ BH 2009, sugeridas pelos alunos das escolas do ensino médio.

A partir daí, todas as sugestões serão avaliadas para identificação dos interesses mais recorrentes, que, por sua vez, serão levados à abertura do PJ no dia 12 de agosto.

Nesse dia, todos os alunos do ensino médio e monitores da PUC discutirão e elegerão o tema dos trabalhos da 6ª edição do Parlamento Jovem.
Vejam o que já foi discutido nos anos anteriores:


Cotas para minorias
Ações preventivas contra o uso de drogas
Redução da Maioridade Penal
Ética na Vida Pública e Cidadania
Educação: inclusão e qualidade
O Jovem e a Violência: Provocador ou Vítima?


Agora é aguardar pra ver o que vem pra 2009!
Abraço
Eugênia

quinta-feira, 14 de maio de 2009

ENCERRAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE MONITORES

Parlamento Jovem teve participação efetiva na elaboração do PPAG 2007

Nesta segunda-feira, 18 de maio, os alunos de Ciências Sociais da PUC Minas terminam a etapa de formação para o Parlamento Jovem 2009.

Peças do Orçamento Público é o tema da aula que as consultoras da Assembleia Legislativa, Regina e Suzanne, ministram para os futuros monitores.


PMDI, PPAG e LDO podem parecer siglas complicadas, mas são importantíssimas se pensarmos que traduzem a forma como deve ser administrado o dinheiro público! Como as despesas são previstas, quais os limites financeiros, como manter o equilíbrio nas contas, como a sociedade civil pode participar da elaboração e revisão do Orçamento do Estado e por aí vai.
Em 2007, a aluna do Colégio Frei Orlando e membro do PJ, Isabela Nobre Souza (foto ao lado), então com 18 anos, participou do PPAG e foi relatora do Grupo de Trabalho que discutiu o tema "Protagonismo Juvenil".
Questão importante é pensar no Orçamento ao elaborar propostas para o Legislativo. Não adianta nada propor algo, e isso os participantes do PJ farão, que não tenha viabilidade orçamentária. É isso.
Abraço a todos.

Eugênia

sexta-feira, 8 de maio de 2009

NOVOS MONITORES DO PJ ESTÃO EM FASE DE PREPARAÇÃO

Aula sobre Orçamento Público com o Prof. Raphael Olivé, da Escola do Legislativo


Ao longo da semana que passou , alunos de Ciências Sociais da PUC Minas participaram de diversas aulas, conforme a agenda ao lado, com o objetivo de prepará-los para atuarem como monitores do Parlamento Jovem.

Com eles, participam monitores da Associação Democracia Ativa, entidade supratirdária criada por universitários de BH, com o objetivo, dentre outros, de fazer o acompanhamento das atividades parlamentares da Assembleia Legislativa, por meio do projeto Meu Deputado.org .
Professores da Escola do Legislativo e Consultores da Assembleia ministraram as aulas, que continuam nesta segunda, dia 11, com Frei Cláudio Van Balen, da Paróquia do Carmo e Sérgio Bittencourt Almeida, Conselheiro da Associação Democracia Ativa. O tema é Mobililização e Reação. Em seguida, o Prof. da UFMG, Francisco Mata Machado Tavares fala sobre O Papel dos Meios de Comunicação na promoção da accountability.

Abraço a todos.
Eugênia

terça-feira, 5 de maio de 2009

O BLOCO JÁ ESTÁ NA RUA!


Sessão Final do PJ 2008

Enquanto os estudantes do ensino médio fazem o aquecimento para iniciar sua participação no Parlamento Jovem – BH/2009, os alunos do curso de Ciências Sociais da PUC Minas já estão correndo em campo.

Desde o último mês de março, eles estão envolvidos com as atividades preparatórias do projeto, fazendo cursos de formação política que irão capacitá-los para atuarem como monitores do projeto, a partir do segundo semestre deste ano.

Em março, eles participaram de um curso na PUC Minas, parceira da Assembleia nesse projeto. A partir desta segunda-feira, dia 4 de maio, na Escola do Legislativo, o mesmo grupo fará um Curso de Formação de Monitores, com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos o Poder Legislativo Estadual, orçamento público e recursos de pesquisa do processo legislativo, entre outros tópicos.


Veja ao lado a programação do curso.

PROJETO CONTRIBUI COM A FORMAÇÃO POLÍTICA DO JOVEM


Lançamento do PJ no auditório da PUC - Coração Eucarístico

O lançamento do Parlamento Jovem – BH/2009, no último dia 22 de abril, foi, sem nenhum exagero, um sucesso! Além de diretores e professores das escolas de ensino médio da Capital, que irão participar da 6ª edição do projeto, estiveram presentes também representantes de Câmaras Municipais mineiras, convidadas a integrar o Parlamento Jovem de Minas, que será realizado pela primeira vez no ano que vem.

Doze municípios responderam ao convite: Caratinga, Divinópolis, Formiga, Janaúba, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberaba e Unaí.

Depois do lançamento, esse grupo, formado por vereadores e servidores de Câmaras, participaram de dois dias de curso na Escola do Legislativo da ALMG para conhecerem a metodologia e os princípios que fundamentam o projeto, levantando informações que irão subsidiar a montagem de suas próprias atividades, a partir de 2010.


Curso para técnicos de Câmaras Municipais na Escola do Legislativo

Leia mais sobre o que aconteceu nessa solenidade clicando no link abaixo:

ALMG lança Parlamento Jovem 2009

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Estamos de volta!

Parlamento Jovem 2008

O Parlamento Jovem está de volta! O lançamento da edição de 2009 será nesta quarta-feira, dia 22 de abril, às 14h30, no campus Coração Eucarístico da PUC Minas. Essa é a sexta edição do projeto e vem cheia de novidades. Além de um calendário novo, os trabalhos do PJ BH 2009 serão acompanhados por representantes convidados de Câmaras Municipais mineiras, que serão responsáveis, em 2010, pela realização do Parlamento Jovem de Minas, uma versão ampliada do nosso Parlamento Jovem de Belo Horizonte.

Os trabalhos do PJ 2009 tiveram início no mês de março, com os cursos de formação destinados aos alunos de Ciências Sociais da PUC Minas, que atuam como monitores do Parlamento Jovem. Essas atividades se estenderão até o início do mês de maio. Nesse período, as escolas do ensino médio, participantes do PJ 2009, já estarão se mobilizando para integrar às atividades do projeto, a partir do dia 12 de agosto de 2009, quando será definido o tema que será objeto de trabalho dessa edição do Parlamento Jovem.

No período de agosto até outubro, os estudantes do ensino médio e monitores da PUC Minas participarão de várias atividades, como os cursos de formação política, grupos de estudo, de pesquisa, oficinas de trabalho e das atividades preparatórias da sessão final do PJ 2009, já marcada para o dia 23 de outubro, às 13 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Novos membros

Os membros do Parlamento Jovem na sessão final de 2008
O Parlamento Jovem de 2009 terá a participação de cerca de 150 estudantes, sendo 10 alunos do curso de Ciências Sociais da PUC Minas e 120 estudantes de ensino médios das seguintes escolas:
  • Colégio Tiradentes (Unidaded Gameleira)
  • E.M. Paulo Mendes Campos
  • E.E. Leopoldo de Miranda
  • Colégio Padre Eustáquio
  • Colégio Santa Dorotéia
  • Colégio Izabela Hendrix
Lançamento

Anotem na agenda: a abertura do PJ BH 2009 será nesta quarta-feira, 22, às 14h30, na PUC Minas, no auditório 2 do Prédio 5, no campus Coração Eucarístico (Av. Dom José Gaspar, 500 - Bairro Coração Eucarístico). O presidente da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado André Quintão e o chefe do Depto. e coordenador do Curso de Ciências Sociais da PUC Minas, professor Luís Flávio Sapori são dois dos convidados especiais para essa solenidade.
A programação, que será acompanhada pelos diretores das escolas participantes, pelos representantes das Câmaras Municipais, entre outros públicos interessados, incluirá também uma palestra do gerente-geral da Escola do Legislativo, Alaôr Messias Marques Jr, que falará sobre "A Educação Legislativa" e uma apresentação do Parlamento Jovem, pela professora Regina Medeiros, coordenadora do PJ pela PUC Minas.
Até lá!

Um abraço
Patricia Duarte e Eugênia Kelles
Escola do Legislativo