sexta-feira, 10 de julho de 2009

MEMÓRIA E PATRIMÔNIO

Segundo Fernando Fernandes, da Rede GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, PATRIMÔNIO HISTÓRICO é uma espécie de patrimônio cultural, que por sua vez é assim denominado porque recebe algum tipo de intervenção: fisica ou simbólica.


Física porque, por exemplo, a madeira pode ser transformada numa cadeira.
E simbólica porque certos bens possuem um significado histórico, artístico, religioso, arqueológico ou científico, entre outros.


É GRAFITE OU PICHAÇÃO?
Pichar é rabiscar, sujar prédios e monumentos públicos, como na foto acima do Obelisco da Praça Sete, em BH. No Brasil, pichar é considerado crime.

Já o grafite, apesar de normalmente ser tido como arte autorizada, é motivo de polêmica. Uns dizem que gera poluição visual do espaço público; já a Prefeitura de Salvador estimula a arte através do Projeto Grafita Salvador, como na foto ao lado. Deem também uma olhada no link


JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO
Inspirando-se nas jornadas realizadas desde 1984 na França, a Jornada Mineira do Patrimônio pretende estimular a transmissão de valores culturais e valorizar a diversidade do Patrimônio Cultural Mineiro.

Para saber o que está sendo preparado para setembro deste ano, é só ir no link da Jornada.

O Instituto de Educação de Minas Gerais (foto ao lado) e o prédio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais são exemplos de bens culturais tombados.

MUITAS INFORMAÇÕES
O site do IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais está didático, esclarecedor e com inúmeras informações sobre como o governo de Minas trabalha a questão da proteção do patrimônio cultural. Escarafunchem à vontade!

Abraço a todos
Eugênia

Nenhum comentário: