terça-feira, 29 de abril de 2008
OFICINA DE REDAÇÃO FOI ESCLARECEDORA!
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Oficinas a todo vapor!
Os monitores do Parlamento Jovem estão apertados de costura, heim? Além das atividades na escola, dos estágios e das horas de estudo, que não podem descuidar, estão atentos à programação de oficinas preparatórias do projeto, que tem um calendário apertado também.
Olhem só: em abril, foram quatro oficinas. Logo no início do mês, os monitores participaram de uma atividade sobre funcionamento e técnicas de publicação em blogs e produção de jornal mural. Na semana seguinte, tiveram uma oficina sobre Orçamento Público, que parece um assunto muito espinhento, mas nem tanto assim. E mais, são informações muito importantes para fazermos o acompanhamento de para onde vai e como está sendo gasto os recursos públicos.
Na próxima semana, os monitores participam da mais duas oficinas. No dia 25 de abril, fazem a última atividade da Oficina de Retórica, com o ator e diretor de teatro Luciano Luppi. Não é qualquer coisa, hem? Luppi é professor de artes cênicas da PUC Minas e tem uma grande experiência em teatro, cinema, televisão e locução. Está nesse mundo das artes desde 1969. É um militante e um profissional brilhante.
E para fechar o mês, no dia 28, participam da Oficina de Redação. Aliás, para essa atividade, estamos contando também com vocês, heim? Cada escola deve mandar um ou dois representantes, para paraticipar da oficina. A consultora da Assembléia, Maria Lina Soares, vai dar algumas dicas e resolver dúvidas sobre como elaborar e redigir o documento final do Parlamento. Não percam! Maria Lina é show!Bom trabalho para todos!Patricia
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Informação e debate: a mistura ideal
Quem não perdeu, também pode dar uma espiada, porque é sempre bom recuperar algumas informações que, na hora do debate, às vezes passam desapercebidas. A fala do pesquisador Róbson Sávio, por exemplo, trouxe muitas informações e dados que poderão ajudá-los a compreender essa realidade, não só das grandes cidades, mas também do nosso interior, contribuindo para a formulação das propostas que serão apresentadas ao poder público para enfrentar essa situação.
A psicóloga e professora da PUC Minas, Maria José Salum, fez um relato muito bacana também sobre a evolução da legislação destinada às crianças e jovens. É interessante observar como a visão dos legisladores foi mudando ao longo do tempo e como hoje o jovem é muito mais respeitado, não é não? Esse reconhecimento é muito bom, é um direito, como vimos. Mas, direito, como disse Maria José, traz também deveres, estão lembrados? E qual deve ser nossa contribuição nessa história toda?
Quem fez sucesso também foi o jovem Francislei Henrique, o DJ Francis, do grupo de rap da entidade Negros da Unidade Consciente (NUC), da comunidade do Alto Vera Cruz. Ele falou da realidade dos jovens dessa comunidade e de como eles superam as dificuldades do dia-a-dia, da falta de oportunidades, desenvolvendo seus projetos de vida e correndo atrás. Essa é uma grande lição, não é?
Bom, é isso. Boa navegação para todos.
Patricia
quinta-feira, 3 de abril de 2008
Os monitores não estão parados (parte 2)!!!
Este blog tem o objetivo de manter uma rede de postagens e comentários sobre o projeto e a temática deste ano, visando criar um espaço de interatividade e debates. Ele estará sempre sendo atualizado com novos posts dos participantes.
Também foi apresentada a proposta de criação de jornais murais nas escolas para a divulgação das atividades e discussões do projeto.
Outras notícias e mais detalhes nos próximos encontros nas escolas. Aguardem!
Davidson – PUC Minas/Escola Walt Disney
Os monitores não estão parados!!
A oficina também ajudou nos subtemas que serão trabalhados nas escolas. A atividade foi coordenada por Maria Regina Magalhães, Adriana Teixeira e Suzana Bouchardet, consultoras da Assembléia. Elas mostraram como pesquisar e achar na internet documentos sobre o tema do Parlamento Jovem.
Sávio Nunes
PUC Minas/Frei Orlando-Carlos Prates