quarta-feira, 6 de junho de 2007

Uma escola de qualidade

As propostas do subtema "UMA ESCOLA DE QUALIDADE" são estas:

1 – Criação de cursos permanentes de aperfeiçoamento para os professores, com participação obrigatória de dois em dois anos, para aprimorar sua metodologia de ensino, orientá-los e aproximá-los dos alunos, para que estes se tornem capazes de integrar conhecimento científico à realidade em que vivem.
2 – Criação, pelas escolas, de projetos pedagógicos bem-definidos, e avaliação desses projetos pelas Superintendências Regionais e pela Secretaria de Educação, levando em conta as diversidades regionais.
3 – Implantação obrigatória, nas redes de ensino pública e privada, de projetos de atividades extracurriculares, incluindo idiomas, música, canto, artes, teatro, esportes e educação ambiental, visando promover a formação integral do aluno e estimular sua permanência na escola.
4 – Otimização da burocracia dos serviços públicos, para agilizar a implementação de projetos escolares.
5 – Oferta de aulas de reforço, em todo o sistema de ensino, para melhorar o desempenho dos alunos com baixo rendimento escolar, sem custo adicional para os mesmos.
6 – Garantia de infra-estrutura nas escolas para a realização de aulas práticas, incluindo manutenção dos aparelhos, melhoria do acesso aos laboratórios e disponibilização permanente de profissionais para ministrarem disciplinas específicas relativas aos equipamentos existentes e aos que serão adquiridos.
7 – Contratação de profissionais da área de psicologia para atuarem como membros efetivos das escolas.
8 – Melhoria da segurança no ambiente escolar, por meio da contratação de profissionais qualificados nessa área que desenvolvam projetos educacionais destinados aos alunos e à comunidade.
9 – Ampliação e revitalização de cursos técnicos na rede pública estadual de ensino, visando reduzir a concorrência nas escolas técnicas federais e criar mais oportunidades para o jovem adquirir diplomas profissionalizantes e inserir-se no mercado de trabalho.
10 – Avaliação do projeto pedagógico das escolas por meio de testes de desempenho aplicados aos alunos, com monitoramento das Superintendências Regionais e levando em conta as peculiaridades de cada região.
11 – Regulamentação da reserva de 5% do espaço físico das escolas estaduais para o funcionamento do Grêmio Estudantil.

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