quinta-feira, 28 de junho de 2007

Educação na pauta da Assembléia esta semana

Olá!

Apesar de junho estar acabando e muitos de vocês só pensarem em "fechar notas" e partirem para as férias - de escola - dêem uma olhadinha no clipping que preparei para vocês.
São matérias feitas pela equipe de jornalistas da Assembléia. Todos os dias, eles e público externo acompanham tudo o que acontece na Assembléia, principalmente nas Comissões Técnicas e Plenário, e produzem as notícias.

Destaque da semana foram as discussões em torno da proposta de atualização do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado, um conjunto de ações estratégicas de planejamento de médio e longo prazo, elaborado pelo poder Executivo.
O PMDI envolve o governo, a iniciativa privada e organizações civis, com vistas à promoção do desenvolvimento econômico, à melhoria dos indicadores sociais e à redução das desigualdades regionais do Estado.
A proposta de atualização define 11 áreas de resultados, com objetivos, indicadores e projetos estruturadores para cada uma delas. As áreas de resultados incluem educação de qualidade; vida saudável; protagonismo juvenil; investimento e valor agregado da produção; inovação, tecnologia e qualidade; logística de integração e desenvolvimento; redução da pobreza e inclusão produtiva; rede de cidades e serviços; qualidade ambiental; desenvolvimento do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce; e defesa social.

No caso do protagonismo juvenil, por exemplo, o plano traça os resultados esperados para a redução da taxa de homicídios entre jovens de 15 a 24 anos, hoje na faixa de 47 casos para cada 100 mil habitantes. A meta é chegar a 25 em 2011 e a sete casos em 2023. Por outro lado, o objetivo é aumentar a taxa de conclusão do ensino médio nesse público, dos atuais 46,1% para 70% em 2011 e 100% em 2023.
Dá pra identificar várias preocupações de vocês, não é mesmo?


Abraços,
Eugênia

Nenhum comentário: